Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

Não dá para ser feliz sem saber


Boa tarde a todos!
Andei tão sumida, mas tão sumida, que essa é minha primeira postagem em maio, isso porque o mês está acabando. Entre trabalho, pós e outras atividades tem me sobrado bem pouco tempo, mas, acreditem, em nenhum momento pensei em abandoná-los.
Há pouco tempo um feliz reencontro me trouxe a ideia para esse post. Durante um seminário na universidade onde curso minha especialização, encontrei vários antigos colegas daquela onde me graduei. Como sempre acontece nessas ocasiões, conversamos sobre as atuais atividades e sobre os velhos tempos, marcamos novos encontros e trocamos novos telefones e e-mails.
Reencontrar pessoas que fizeram parte de momentos felizes das nossas vidas é sempre muito bom. As conversas se iniciam no hoje e, rapidamente, desviam-se para as lembranças do que ficou para trás. Em meio ao saudosismo, sempre existe alguém que suspira e diz: “A gente era feliz e não sabia!”. Mas como é possível ser feliz e não saber?
Não consigo conceber tal ideia. Talvez o problema seja só meu, mas não me vejo como desconhecedora dos momentos de felicidade. Ao contrário: quando encontrei os tais colegas da minha antiga universidade, onde até hoje participo de um grupo de pesquisa, lembrei de um tempo que ainda está recente, no qual eu me sentia a pessoa mais realizada desse mundo em meio a um processo de amadurecimento acadêmico e profissional. As pessoas me encontravam na rua e diziam que era visível que eu estava feliz, e isso era verdade e eu sabia.
Até entendo a ausência dessa sensação em mim quando o encontro é entre colegas de colégio. Não posso dizer que no colégio eu era feliz e não sabia porque, na verdade, eu não era feliz. É claro que tive muitos bons momentos, mas somente na universidade me encontrei completamente.
Em outros meios, fora dos escolares, também sempre soube reconhecer os momentos de felicidade e os de falta dela.
Por isso, sinto que é importante reencontrar quem marcou nossos momentos felizes, para lembrar que, mesmo que existam dificuldades hoje, um dia elas serão superadas, como o foram lá atrás. É bom lembrar daqueles momentos em que nos achávamos sozinhos e a pessoa que menos imaginávamos nos estendeu a mão, às vezes sem saber que era exatamente daquilo que estávamos precisando; ou de quando pequenas frases mudavam nosso dia. Todo mundo tem alguma lembrança assim, todo mundo deve se lembrar de quando se sentiu importante para algo ou alguém e, por isso, era feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário