Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Correios: quem nunca teve problemas com eles?

Boa tarde a todos!
Depois de dois dias ausente, é com pesar que retorno para falar de uma situação muito chata: a ineficiência, para não dizer deficiência, dos Correios. A Empresa de Correios e Telégrafos, suposto orgulho do nosso governo, tem 42 anos de fucionamento. Acredito que seus métodos de funcionamento não tenham se modificado muito desde então, a julgar pela forma como nos tratam e, principalmente, como as nossas correspondências são tratadas.
Não vou generalizar, mas é quase uma regra encontrar nas agências atendentes mal-humorados, reticentes no fornecimento de informações, como se estivessem ali nos fazendo um favor, e muito a contragosto. Isso nem chega a me surpreender, uma vez que no último concurso para essa instituição, ocorrido em 2010, o salário oferecido para atendentes e carteiros não chegava aos R$ 800,00, mas, já que se trata de atendimento ao público, público esse que a cada dia toma mais consciência dos direitos que tem sobre os serviços que lhe são prestados, creio que deveria haver uma preocupação maior quanto a essa parte.
Quanto às correspondências, chegamos a um ponto bastante delicado. Todo mundo sabe que nossa ECT possui um famigerado serviço de entrega expressa, o SEDEX. Tal serviço não é nada barato, mas, acredita-se, paga-se pela certeza de ver seu documento ou pacote chegar mais rápido ao destino. Em 2003 surigiu o SEDEX 10 que, de acordo com a campanha publicitária da época, levava sua encomenda ao destino até as 10h do dia seguinte, podendo, dessa forma, funcionar até em menos de 24h. Para isso, é claro, pagam-se taxas mais altas que as do SEDEX normal, que não são baixas.
 Então, vamos à minha experiência com essa modalidade: no ano passado (2010), precisei enviar uns documentos, em sua maioria faturas bancárias, para os familiares com quem moro e que estavam viajando para outro estado. Como um dos documentos era urgente, me foi solicitado o envio por SEDEX 10, e lá fui eu pagar R$ 22,00 pelo serviço. O documento urgente, que deveria chegar no dia seguinte, levou 12 dias para chegar ao destino. Sim, é isso mesmo, DOZE dias! Não foi meu primeiro problema com os Correios, mas certamente foi o mais grave, tão grave que me fez boicotar esse serviço, usando-o apenas quando não existe absolutamente nenhuma alternativa.
Mas, por que estou escrevendo isso aqui? É simples: nas duas últimas semanas precisei do serviço dos Correios, sendo que a última vez foi hoje, antes de sentar na frente do computador para escrever esse post. Questionada por uma funcionária sobre o porquê de não enviar a correspondência registrada, respondi que meu destinatário preferia a simples porque essa chega mais rápido. Então, ela e outro funcionário perguntaram por que eu não usava o SEDEX. A essa pergunta, é claro, meu sangue ferveu e eu contei a história dos doze dias. Isso depois de ter sido tratada muito mal pela atendente devido a um pequeno equívoco no endereço do destinatário corrigido com uma rasura. Me perguntaram por que eu não pedi restituição dos 22 reais do SEDEX 10 no ano passado, mas, infelizmente, eu só soube do que tinha ocorrido quando a pessoa voltou de viagem, e os atendentes dos Correios nem sempre estão dispostos a ouvir o que os clientes têm a dizer.
Por isso, deixo aqui minha total insatisfação com essa empresa e seus serviços, e convoco todos a dividirem, no espaço dos comentários, situações semelhantes, afinal, quem nunca teve problemas com os Correios nesse país?

2 comentários:

  1. Ah! Me estresso sempre com o comércio sempre (os Correios ñ deixam de ser um comércio). No Brasil, país da não-lei, os consumidores são tratados como ratos de laboratório, onde os empresários fazem experiências de ilegalidade conosco, e se colar, colou, como é o caso dos tais 10% q se paga a um garçom (na zona Sul chega a 13%). Precisamos criar fortes comunidades de consumidores pra pressionarmos os prestadores de serviços e comerciantes e tb o governo, pq senão nada mudará. Imagino o qto vc ficou irada, pra ñ utilizar de vocábulos de baixo calão, com o fato do Sedex 10. Em pensar q um dia pensei em utilizá-lo e achava q era algo explêndido...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Marcos, eu tbm pensei que esse serviço prestasse...

    ResponderExcluir